11.9.06

Outros Detalhes do Lugar






Os amigos vão me dar licença, mas vou falar novamente sobre outras igrejas de Uberaba. As suas torres sempre me chamaram atenção. As fotos que trago desta vez são da fachada da Igreja Santa Teresinha, das torres da Igreja São Domingos e do Cristo da Catedral Metropolitana de Uberaba.

A primeira foto, da Igreja Santa Teresinha, foi tirada da calçada da praça que a abriga, bem em frente a porta principal.

A foto das torres da São Domingos foi tirada do entrocamento da av. Leopoldino de Oliveira com a rua Segismundo Mendes. Me foi sugerido usar o photoshop e "apagar" os fios, garantindo, assim, uma melhor estética. Não posso fazer isso, pois estaria falseando o detalhe. Prefiro prejudicar a estética, mas garantir a veracidade da imagem. Afinal de contas, os fios existem, não é mesmo?

Já a fota do Cristo da Catedral, foi tirada da Praça Rui Barbosa, bem em frente as grades do portão principal (elas são mesmo necessárias?).

Abaixo, um breve histórico de cada uma delas.

A Catedral Metropolitana de Uberaba começou a ser construída em 1827, passando desde então por inúmeras reformas. Com a trasferência da sede do Bispado de Goiás para Uberaba, em 1899, a Igreja da Matriz ganhou prerrogativas de Catedral. Em 1907, a Catedral é transferida para a Igreja Adoração Perpétua, recém construída. Mas em 1926, Dom Almeida Lustosa, 2º Bispo de Uberaba retornou a Catedral para a Igreja da Matriz e, assim permanece até hoje. As atuais feições da Catedral Metropolitana de Uberaba deve-se a última grande reforma, realizada em 1933.

A primeira Igreja dedicada a Santa Teresinha foi inaugurada em 31 de março de 1929 e demolida em 1961, dando lugar ao atual templo. Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, Bispo de Uberaba à época, deu sua benção para a nova construção no dia 02 de outubro de 1960. As obras ficaram aos encargos do engenheiro uberabense João Laterza. Finalmente, no dia 07 de março de 1965, foi realizada a primeira missa.

A pedra fundamental da Igreja São Domingos foi lançada pelos padres dominicanos em 1895, mas sua inauguração só ocorreu em 1904, ainda sem as torres, as quais foram terminadas em 1914. Por esse motivo ficaram com estilo diferente da construção original, que é toda construída em tapiocanga de cor avermelhada.

Voltamos, depois, com mais detalhes do lugar. Abraços...

4 comentários:

  1. Anônimo14:25:00

    É interessante pra quem é de outro estado saber um pouco sobre a história daqui.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:08:00

    As fotos sao realmente muito bonitas, sempre amei as arquiteturas das igrejas, sao ricas e criativas.
    Quando é que terá tempo de olhar o que deixei no meu blog a respeito de filosofia?!
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Prezada Sani, Obrigado por sua visita. Então, a história do lugar que ocupamos é a nossa história. Logo, saber como esta história se processa é saber como nossa identidade é formada. E vc, penso, tem muito a contribuir, uma vez que traz o olhar do outro, daquele que é de fora. Volta mais vezes. Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Prezada Marina, ainda não tive tempo de ir no seu blog. Mas quando puder, com certeza irei. Quanto a arquitetura das igrejas, elas são, realmente, muito bonitas. Além de nos remeter ao um tempo histórico que não existe mais. Por isso, saber contemplar as obras, muitas estão a ceu aberto, é muito importante.

    ResponderExcluir